Foi abordada a UFO-C, que é uma ontologia de entidades sociais e que sistematiza conceitos sociais, tais como plano, ação, intencionalidade. Os pontos de destacados na aula são comentados a seguir.
Na UFO-C são diferenciados substanciais agentivos (Agents) dos não agentivos (Object). Um Agent pode representar por exemplo um Kind ou um Role.
Já um Mental Moment, que é um Intentional Moment, pode ser dividido em Belief, Desire ou Intention (Internal Commitment). Não há ação associada há um desejo, por exemplo: quero que faça sol no fim de semana. Enquanto em uma Intenção (Compromisso Interno) há sim uma ação associada para que isso aconteça. Ex: Quero entender UFO-C. Além do Internal Commitment, UFO-C também modela Social Commitment, que representa um compromisso com outra entidade.
Ações são eventos intencionais, i. e., apresentam o propósito específico de satisfazer alguma intenção.
Na ontologia é feita a diferenciação entre closed commitment, que apresenta passo a passo para sua realização e é descrito por um plano, e openned commitment, o qual não está relacionado a esse passo a passo.
Também foi dito que Appointment Goal tem o objetivo relacionaodo a um intervalo de tempo e Scheduled Actions são closed appointments.
Além disso, também foram abordados problemas que podem ocorrer no mapeamento entre um metamodelo da linguagem e uma ontologia de referência, como por exemplo: construct overload e construct redundancy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário